segunda-feira, 9 de março de 2009

Reproduzindo...


"As mulheres são várias"

Amigos ouvintes, depois de amanhã é o Dia Internacional da Mulher e para não dizerem que não falei delas já vou fazendo aqui meu comentário.
Eu nunca conheci a Mulher, eu já amei e odiei mulheres, então por que este título genérico? Por que não há o Dia do Homem? Os homens são mais classificáveis do que as mulheres. Não existe a Mulher, existe a mulher de burca, a strepteaser, a prostituta, exite a freia, a mãe de família, a perua, a piranha, a modelo, a bondosa, a malvada, exite Eva e Virgem Maria. A Mulher talvez tenha sido invensão dos machos, A Mulher, com M maiúsculo.
Sempre que chega esse Dia Internacional, nós machistas, escrevemos sobre elas elogiando o lado abstrato das fêmeas, sua delicadeza, sua coragem, em suma, textos de uma hipocrisia paternalista como se falássemos de crianças ou de vítimas. Muitas são vítimas, sem dúvida, mas eu, de certa forma, sou hoje o que as mulheres fizeram comigo, eu sou o que aprendi com elas no amor ou no sofrimento.
Eram como quebra-cabeças, ao tentar armá-las ou armá-los, eu aprendia novos labirintos, descobria que também não tenho forma nem lógica e que sempre faltará uma peça na charada. Claro que é um preconceito também essa mania de dizermos que as mulheres são incompreensíveis, mas essa confusão na cabeça das mulheres não é maluquice ou psicose, elas são mais profundas do que as certezas masculinas, as ilusões de certezas. As mulheres são sempre várias, isso não as faz traidoras, nós é que nos achamos unos, unificados. A mulher não é um enigma, nós é que achamos que há clareza: os homens são mais óbvios, homem tem um fim, um projeto, a mulher abre-se num horizonte com muitos sentidos, está sempre equivocando o homem, nunca saberemos quem é aquele ser com útero, seios, vagina, aquele ser maternal, bom e terrível quando contrariado no ponto G de sua alma.
Por isso me espanto quando chega o Dia Internacional da Mulher existe alguma coisa que as unifique numa identidade geral? Sim, eu acho que politicamente, sem que saibam, elas estão mais próximas que nós da realidade múltipla do mundo de hoje, aberto, sem futuro ou significado.
O Dia Internacional da Mulher devia estimular uma ação política das mulheres, não apenas para defender seus direitos, mas para condenar a civilização de machos bossais que destroem o nosso futuro.

Arnaldo Jabor

(Este comentário foi feito por Arnaldo Jabor no dia 06/03 na rádio CBN. Por problemas técnicos não foi possível postá-lo ontem, mesmo assim Feliz Dia das Mulheres).

Nenhum comentário:

LinkWithin

Blog Widget by LinkWithin